Capoeira



Professor: DUDU 
Horário:
  • Sábados: 9:30h - 11h                                             
                                                 PROJETO QUILOMBOLA NA ESCOLA
   
                  Este projeto vem incorporar a capoeira como uma possibilidade de valorização da cultura brasileira, através de atividades direcionadas as crianças em idade escolar. Acreditamos que a capoeira seja uma manifestação cultural e que pode contribuir com a Educação.
Há princípios e fundamentos que fizeram com que a capoeira surgisse no Brasil em prol da igualdade de direitos, fazendo desta uma arte que expressa a formação de uma manifestação simples, porém rica em valores que estão embutidos na nossa história, na literatura, na sociologia e na educação física, fazendo desta tradição um resgate de identificação nacional.
A fundamentação deste trabalho está na integração entre os valores da capoeira com a formação do indivíduo enquanto cidadão. Vista como jogo, arte, luta, dança e folclore, a capoeira vem sendo incorporada às escolas e práticas esportivas, auxiliando no processo de aprendizagem das crianças no ensino fundamental e médio. 
Suas músicas, seu ritmo fazem com que identifiquemos a grande gestualidade, ludicidade e riqueza corporal desta tradição, promovendo um resgate de identificação nacional numa reatualização histórica de referencial brasileiro.Assim, neste caso, o ensino da capoeira na escola não tem o compromisso de aperfeiçoar técnicas, mas contribuir através de seus gestos corporais a desenvolver e exercitar nossas capacidades, como equilíbrio, ritmo, confiança, força, resistência, entre outros, alem  educar e auxiliar na expressão e valorização da nossa cultura, considerando o caminho a ser construído.
A educação para nós é um processo sempre em construção! 

  • Objetivo Geral
                  Oportunizar a criança ao usufruto da capoeira enquanto manifestação cultural, desenvolvendo seu valor histórico e o resgate de sua identificação com a cultura brasileira. Através da prática em si, do diálogo, reflexões e vivências, levando-as a uma compreensão de que com a “cultura se brinca, mas se faz arte, que com o corpo se joga, mas também se perde, e com o respeito individual se tem o coletivo”. 
   
  • Objetivos Específico
                   - Desenvolver o valor educativo da capoeira através de seus princípios e fundamentos;
- Desenvolver esse trabalho “com” as crianças, não “para” elas; 
- Construir e ampliar junto com os sujeitos envolvidos, considerando a cultura e a individualidade, buscando o reconhecimento das ações coletiva.
- Estimular, através do ensino aberto, a prontidão afetiva, a capacidade de comunicação, criatividade, espontaneidade, sociabilidade, visão coletiva e respeito, propondo um diálogo com a capoeira;
- Desenvolver corporeidade através dos movimentos corporais com coordenação, lateralidade, equilíbrio e ritmo.
 

Conteúdo e Atividade Programadas


1° Bimestre:

·       Brincadeiras com os movimentos corporais ligados a capoeira (atividades recreativas);

·         Iniciação a capoeira (história e movimentos básicos);

·        Expressão e consciência corporal;

·         Princípios e fundamentos da capoeira;

·         Música e instrumentação (ritmos);


2° Bimestre:

·         Pesquisa e coleta de dados e materiais, para instrumentalização e composição rítmica;

·         Confecção de instrumentos;

·         Continuidade com movimentação já incorporada no jogo da capoeira;

3° Bimestre:

·         Orientação na manutenção e cuidados com instrumento confeccionado;

·         Iniciação ao Maculelê (história e movimentos básicos);

·         Fundamentos de roda e autonomia na sua formação;

4° Bimestre:

·         Movimentação mais avançada de capoeira dependendo do desenvolvimento da turma;

·         Continuidade aos movimentos de Maculelê ritmados para apresentação;

·         Batismo para o recebimento da 1° graduação no Encontro Cultural Capoeira Quilombola.

OFICINEIRO:
Nome: Luiz Eduardo Batista (Dudu)
Filiação: Valdemiro Pereira Filho (Mestre Pinóquio)
Contato: (48) 84479032

E-mail: luizeduardocap@hotmail.com


Formação:
Atualmente ministra aulas na sede da Associação Cultural de Capoeira Quilombola no Projeto Capoeirando com as Crianças e no Instituto Estadual de Educação.
É graduando na Universidade Federal de Santa Catarina, onde está cursando a 2° fase de Educação Física alem de ser bolsista do projeto de Extensão de Capoeira onde auxilia os educadores nos treinos da extensão e graduação de Educação Física, organização de rodas e apresentações.

Iniciou na Capoeira no dia 3 de março de 1998, na Associação Cultural de Capoeira Quilombola - Mestre Pinóquio.
Foi Batizado na Capoeira no Festival de Capoeira Angola no dia 08 de novembro de 1998, pelo Mestre Bandeira, com a presença de vários Mestres de Capoeira da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
            Participou de inúmeras apresentações de Capoeira, Maculelê, Batismos, Encontros, Fóruns, Rodas e outras atividades culturais, representando a Associação Cultural de Capoeira Quilombola em Florianópolis, outras cidades de Santa Catarina e outros Estados do Brasil (Rio Grande Sul, Paraná, São Paulo, Bahia e Ceará).
Participou da Comissão Organizadora de vários eventos realizados pela Associação Cultural de Capoeira Quilombola como Batismos e Oficinas de Capoeira (Movimentos e Instrumentos) com a presença de grandes Mestres da Bahia, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, desde o ano de 2002. Além destes eventos, participou da organização de encontros, cursos, grupo de estudos, debates sobre Capoeira e outras atividades desta Associação.

Participou do Curso de Capacitação de Educadores Populares de Capoeira na Perspectiva Intercultural realizado pelo Núcleo MOVER do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 01/03/2005 a 30/11/2005 com carga horária de 120 horas.
Ministrou aulas de Capoeira no Projeto Capoeirando com as Crianças na sede da Associação Cultural de Capoeira Quilombola, atendendo crianças carentes da Ponta do Leal situado no bairro do Balneário desde o ano de 2006.


FOTOS